Bispo Emérito

Posse: 23/06/1995

Renúncia: 20/01/2016

Estudos

Ensino Fundamental: Seminário Sagrado Coração de Jesus, Arroio do Meio, RS.

Ensino Médio: Seminário São José, Gravataí, RS.

Filosofia: Seminário Maior de Viamão-RS.

Teologia: Seminário Maior de Viamão-RS.

Pós-Graduação: Antropologia Filosófica.

Atividade Antes do Episcopado

“Formador e Vice-Reitor do Seminário Sagrada Coração de Jesus; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Arroio do Meio-RS; Responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul; Vice-Reitor do Seminário de Viamão; Reitor do Seminário São João Batista; Membro do Colégio dos Consultores; Vigário Paroquial da Catedral São João Batista; Pároco de Santo Inácio de Lajeado; Reitor do Seminário Propedêutico; Diretor do Centro Diocesano de Vocações; Coordenador da Cúria; Ecônomo da Diocese; Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade; Diretor da Ação Social Diocesana; Presbítero responsável pela Igreja São José; Professor na PUC, UNIC, FAFIC; Orientador de retiros.”

Atividade como Bispo

“Bispo Coadjutor de Sinop-MT (1994-1995); Responsável pelo setor de Vocações no Regional Oeste 2.”

Lema

“Preparar os Caminhos do Senhor.”