SEMANA DA FAMÍLIA

Semana da Família

Para ajudar as famílias vos exorto a cultivar, com convicção as virtudes da Sagrada Família: Oração/silêncio.

O zelo pela família foi uma das marcas de Bento XVI. Em diversas ocasiões manifestou sua preocupação. Nas catequeses dadas exortava os fieis a ter cuidado para com as famílias, templos sagrados onde mora Deus.

Falava sempre da importância de que a família seja ?assentada no matrimônio? Sacramento que a Igreja reserva para os noivos que na fé buscam a benção de Deus Pai. Iniciar a vida familiar assentada sobre a rocha firme da fé em Jesus Cristo, é garantia segura de uma caminhada bom sucedida. ?Ajuntar-se? para ver como vai ser o futuro, é colocar o fundamento sobre a areia, pois, é começar com insegurança a vida a dois, confiando apenas na fragilidade humana. Os desequilíbrios fazem tombar as pessoas.

O Papa Bento com amor e carinho de pai propõe às famílias as virtudes da Sagrada Família como garantia de estabilidade. A oração é a pedra fundamental da família. Na oração a família se envolve com Graça de Deus. A voz dos familiares cria uma clima harmonioso onde cada qual descobre a si e aos outros, porque a luz do Senhor ilumina a todos tirando as trevas do erro. O silêncio cimenta os bons afetos da família.

Na semana da família convido as famílias a fazerem esta experiência para fortalecer os vínculos familiares: oração ? silêncio.

Oração e Silêncio duas atitudes importantes.

a)     Ser bom administrador do tempo priorizando o que é importante para quem crê: escutar Deus, escutar a voz da família.

b)     Silêncio atitude do sábio que sabe calar-se para dar espaço a verdadeira sabedoria.

A semana da família ajudará a rever a caminhada, alegrar-se com as conquistas e tempo para correção de rotas, deixando os desvios para andar no caminho do Senhor. O senhor Deus recomenda à família ?Reconhece, pois, em teu coração que como um homem corrige seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus, para que guardes os mandamentos do Senhor teu Deus, andes nos seus caminhos e  temas. Deut. 8, 5-6.